9.10.08

O Que as Crianças Aprendem com os Livros Ilustrados?

Todas as Pesquisas mostram que a leitura para a criança
é a coisa simples mais importante, que os pais podem
fazer quando se pretende prepará-las para obter êxito
em sua futura carreira acadêmica. A leitura em alto o bom
tom, ajuda as crianças e entenderem o objetivo da palavra
impressa e a construir seu vocabulário. A leitura também
prepara a criança para reconhecer e entender as novas
palavras, porque ela agora vai saber o que elas significam.
Livros de pinturas e gravuras ajudam a criança a se
familiarizar com esse processo.
É importante lembrar que estes livros, além de poucas
páginas, devem ter ilustrações grandes, coloridas e pouco texto.


Dicas para Atividades:

0 a 3 anos
Pegue algumas marionetes ou então faça suas

próprias usando meias velhas, cola e restos de tecido.

Deixe a criança representar uma cena simples ou

conversação na história. Dê a ela autonomia total

na representação do seu papel, mas ajude-a a usar
linguagem e expressões corretas, fazendo perguntas
simples tais como, "Por que você está apontando para cima?"
Coloque o livro sobre uma mesa e improvise um jogo

da memória. Peça para ela olhar uma ilustração e então

para fechar seus olhos. Pergunte então de quantos objetos

ou cores da ilustração ela é capaz de lembrar.
Acima de 3 anos e 4 anos
Brinque com ela de "Quem sou eu?". Primeiro leia um livro.
Depois, crie um enigma baseado nos objetos e personagens
do livro. Por exemplo, imagine que exista no conto um
personagem com características como estas que você
passaria para ela; "Eu sou um menino. Eu gosto de
ajudar as pessoas. Tenho o cabelo ruivo e uma
camisa vermelha. Quem sou eu?"
Depois de apresentar
alguns enigmas, peça para seu filho criar alguns ele mesmo.

À medida que você lê a história com seu filho, escolha um
objeto ou pessoa que aparece com freqüência ao longo da
trama, e peça que fique prestando a atenção a estes detalhes
durante todo o tempo. Peça para ele depois imaginar como a
história seria diferente se estes objetos ou pessoas não
estivessam no conto.

5 e 6 anos
Crie seu próprio livro de gravuras com as cenas de uma
recente viagem de férias, festa de aniversário ou passeio
na praia. Pergunte então a sua criança o que o livro significa.
Juntos selecione fotografias para ilustrar melhor a história.

Peça a sua criança para lhe dizer o que cada página do livro
faz ela sentir quando a vê e porquê. Peça a ela para refletir
e analisar como as cores, os personagens, o enrêdo,
a sequência, ou outros elementos ajudam no rumo
que a história toma.




Pintura a Dedo.

Pintura a Dedo.

Que a pintura é uma atividade que as crianças adoram é desnecessário dizer. Mas, aqui você vai aprender como ir além do simples ato de pintar...

A pintuta a dedo é uma das mais fascinantes atividades para as crianças. A parte mais difícil é acabar com a brincadeira depois que ela começa.
Aqui você vai aprender a fazer, a um custo muito baixo, sua própria tinta atóxica, para suas atividades de pintura a dedo ou mesmo com pincel.

Veja a seguir 2 Receitas simples para desenvolver a atividade de Pintura com os Dedos:




Para desenvolver a atividade será necessário o seguinte material:
  • Papel branco lustroso ou um pouco opaco pouco mais grosso que a cartolina;
  • Mesa lavável ou oleada para protegê-la;
  • Bacia com água para molhar a folha de papel;
  • Aventais de matéria plástica;
  • Tintas (que serão elaboradas conforme a receita abaixo).

RECEITAS:


  • A um Mingau ralo feito de maizena ou polvilho, adiciona-se anilina vegetal na cor desejada, e se obtém uma boa tinta atóxica.
    De acordo com a espessura do mingau se controla a consistência da tinta, para mais fina ou mais grossa.

    TÉCNICA PARA APLICAÇÃO DESTA RECEITA:


    • Com a palma da mão espalha-se a tinta sobre a superfície lisa do papel.
      Com os dedos ou com a mão desenham-se as formas desejadas.


  • A um Mingau ralo de polvilho, junta-se uma colher das de sopa de Sabão em flocos (em pó) e o pó de pintar da cor desejada para dar o colorido.

    TÉCNICA PARA APLICAÇÃO DESTA RECEITA:


    • Passa-se a folha de papel na bacia com água e deita-se a mesma sobre a mesa, alisando-a com as mãos.
      Com as mãos espalhar a tinta sobre o papel todo e, depois, com a ponta dos dedos abertos ou fechados, a palma da mão ou com o pulso pode-se obter linhas e movimentos bem interessantes.


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Coisas Simples que ajudam Seus Filhos a Aprenderem

Coisas Simples que ajudam Seus Filhos a Aprenderem


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* Pais e encarregados de cuidar das crianças, são pessoas muito ocupadas. Cheias de responsabilidades, emprego fora de casa, roupa para lavar, casa para cuidar, etc.

No entanto, por mais ocupados que possam ser, eis aqui um monte de coisas que elas podem fazer, sem atrapalhar seus afazeres corriqueiros, e que vai auxiliar suas crianças pequenas a se prepararem melhor para enfrentar a Escola. Como as pessoas não estão dispostas a deixarem sua rotina diária de lado para se dedicarem às suas crianças, eis aqui algumas sugestões.

São Pequenas coisas que tem um grande efeito. A maioria destas coisas custam pouco ou nada, e podem ser feitas sem alterar o ritmo de sua rotina diária.

Veja então a seguir, 15 Coisas Simples que qualquer Pai ou responsável pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem mais.

  1. Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas;
  2. Leia com eles;
  3. Conte-lhes histórias da família;
  4. Limite seu tempo de ver televisão ou no computador;
  5. Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa;
  6. Ajude-os a encontrar "aquelas palavras" no dicionário;
  7. Motive-os a usar e consultar uma Enciclopédia, ao invés de pegar tudo pronto;
  8. Compartilhe suas histórias, Poemas e Canções favoritas com eles;
  9. Leve-os à Biblioteca para que tenham seu próprio cartão de acesso aos livros;
  10. Leve-os aos Museus e Lugares Históricos, sempre que possível;
  11. Discuta as novidades do dia ou o que achar que é mais interessante com eles;
  12. Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia, etc.;
  13. Ache um lugar sossegado para eles estudarem;
  14. Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa;
  15. Mantenha sempre contato com seus professores.

Fonte:
U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series
Adaptação: Site de Dicas.


8.10.08

Colorir: qual a sua importância?

Colorir: qual a sua importância?


Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.

Expressão pessoal. Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários estudos já comprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém está a sentir através das imagens que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objectos perturbantes pode estar a pedir ajuda. Por outro lado, uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objectos alegres, pode estar a expressar o seu contentamento. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!

Identificação das cores. A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo, é meio caminho andado para perceber as suas várias e correctas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.

Uma forma de terapia. O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.

Aprender a segurar e a controlar. Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir – lápis de cor, marcadores, pincéis – e, mais tarde, os de escrita – caneta e lápis. Quanto mais bem desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.

Coordenar para pintar. O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao ato de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais vão desenvolver esta aptidão tão básica para a vida.

Aperfeiçoamento das capacidades motoras. Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso – enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão a trabalhar e a fortalecer os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.

Concentração máxima. As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto porquê? O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar a melhorar.

Estabelecer limites. Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas… mas depressa chega lá! E ainda bem! Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno!

Missão cumprida! A satisfação e o sorriso na cara de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas, é uma vitória muito importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais imediata. Para além disso, é um sentimento de “missão cumprida” que dificilmente esquecerão.

Historinha de Sansão

Pátio das crianças - História de Sansão

Na! Na!
- "Não sejas desobediente Bobi,
senão vais te aleijar.
Se comes o sapato vais ficar
com problemas de estômago.
Vou-te contar uma história
e vais compreender
bem porque é que eu digo isto..."
Sansão
ERA UMA VEZ ...
um homem chamado Sansão.
Tinha muitos músculos!
Era muito forte e vivia em Israel.

Wow !

Desde pequenino, toda gente dizia:
"Puxa! O Sansãozinho tem tanta
força! Olhem como ele consegue
segurar o porco e cão só com uma mão!
É espetacular!!!"

Ah! Ah!

Um dia, um leão quis comer o
Sansão, mas Deus deu-lhe
tanta força que ele fez o leão
em bocadinhos!

Caim !!

Um outro dia, Sansão incendiou
paus e amarrou-os nas
caudas de 300 raposas.
Depois, soltou as raposas nas
quintas dos inimigos de
Israel e assim queimou-lhes todas
as árvores de fruto e os cereais.

Ah! Ah!
Certa vez, os homens maus,
apanharam Sansão a
dormir e amarraram-no com
sete cordas muito grossas.
Sansão acordou e fácilmente
rebentou as cordas e foi-se embora.



Antigamente, as cidades estavam
cercadas com um grande
muro e um portão muito forte e pesado.
Uma vez, Sansão quis dormir
numa cidade estrangeira.
Os homens maus foram lá
para o prender.
Trancaram os portões mas
Sansão fugiu. Arrancou os
portões e levou-os nos ombros
até a um monte muito alto.

Humm!
Os homens maus pediram a uma
mulher chamada Dalila, para descobrir
o segredo da força de Sansão.
Este não queria dizer.
Dalila insistiu e Sansão acabou por dizer :
- " Se me cortares o cabelo,
eu fico sem forças!"

Então, quando Dalila apanhou
Sansão a dormir chamou um
homem para lhe cortar o cabelo.



Ops!

Sansão ficou careca e sem forças.
Os homens maus amarraram-no
e puseram-no na prisão.
Riam-se à custa de Sansão.
Preso com correntes,
rouxeram-no da prisão para
assistir a uma festa e diziam:
- " Ah, ah, ah!!! O Deus de
Sansão não é tão forte
como o nosso! Ah, ah, ah!"


Aah!

Sansão ficou tão zangado!
Pediu a Deus que lhe
desse forças outra vez.
E Deus deu.
Sansão empurrou as
colunas que seguravam
o telhado da casa.
Elas partiram-se, o tecto caíu
e matou todas as pessoas
que lá estavam.



SHLEP!
LIÇÃO A TIRAR:

Obedece sempre aos teus
pais e a Jesus,
porque eles dão-vos instruções
para o vosso bem.
Deus é o Deus da segunda
oportunidade quando
nós Lhe pedimos desculpa.
Estás a ver?
Olha para o Zézinho e o Bobi!
Se o Bobi não obedecesse
ia ter uma dor
de estômago, não achas?

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